O que é CMS ?


Sigla muito utilizada por desenvolvedores de websites e portais na internet, o CMS (Content Management System) é um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites. Embora o nome pareça referencar a uma única e exclusiva ferramenta, como é o caso das IDEs (Integrated Development Environment), esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação.

Um dos frameworks mais conhecidos e utilizados no Brasil e no mundo é o Wordpress, desenvolvido na linguagem de programação PHP, que permite que qualquer usuário com conhecimento básico ou médio de computação possa criar websites completos e bastante fáceis de se manter, com um conteúdo interativo. Antes dos CMS, apenas pessoas com conhecimento avançado de programação web eram capazes de colocar e manter conteúdo no ar.

  • Permite que qualquer usuário com conhecimento básico ou médio de computação possa criar websites completos e bastante fáceis de se manter, com um conteúdo interativo
  • Ao criar um site utilizando CMS, o usuário só se preocupa com a criação do conteúdo propriamente dito, e não com os detalhes técnicos por trás do funcionamento do site.
  • Isso possibilitou a propagação em larga escala de blogs pessoais e sobre assuntos específicos, e hoje esse ramo de entretenimento representa uma boa parcela de conteúdo na internet.