5 ferramentas para você mensurar o seu tráfego orgânico
Você já pensou em mensurar o tráfego orgânico do seu site?
Existem diversas ferramentas que ajudam na hora de mensurar se está sendo feito um bom trabalho orgânico para o seu site ou não.
Vamos começar com um tópico importante antes de falar sobre as ferramentas: “O que é tráfego orgânico?”
O tráfego orgânico se dá após a adequação do seu site aos parâmetros do Google, trabalho feito em códigos, design e com a geração de conteúdos relevantes para o seu site, gerando um reconhecimento de autoridade e posicionamento por parte dos buscadores.
Mas como se mensura um tráfego orgânico é o segredo do sucesso para seu trabalho de SEO, isso porque você consegue acompanhar como vem evoluindo o trabalho feito em seu site, assim, fugimos da questão que todos já conhecem: pagar para aparecer no Google.
Não que o anúncios sejam ferramentas inferiores ao trabalho de posicionamento orgânico, inclusive é explícita a importância de toda empresa realizar um mix de ações digitais para obter o máximo que o marketing digital pode oferecer, mas é claro, esse assunto merece um texto somente para ele, então vamos ao que interessa.
Existem inúmeras ferramentas para acompanhar os resultados e tráfego orgânico do seu site, algumas pagas e outras gratis, nós listamos aqui algumas das principais para que você consiga acompanhar os seus resultado
Google Analytics.
A mais conhecida ferramenta entre desenvolvedores e estrategistas de conteúdos, isso porque essa ferramenta detalha muito bem os dados de visita e tráfego orgânico, permitindo a tomada de decisões com base naquilo que foi mensurado.
MOZ.
Andando de mãos dadas com o Google Analytics, o MOZ é uma excelente ferramenta para planejamento de conteúdos, pois auxilia na identificação dos conteúdos que podem ser relevantes para seu site ou blog.
Vale lembrar também que o MOZ nos entrega uma informação de altíssima importância que é a Autoridade do Domínio, um dos parâmetros levados em consideração para a otimização de sites.
Então, se você quer entender como estão seus resultados e entende um pouco de inglês (pois a ferramenta só é disponibilizado nessa língua), o MOZ é a ferramenta ideal para você.
SE Ranking.
O SE Ranking tem uma característica diferente das ferramentas citadas acima, isso porque nela, é possível utilizar recursos como:
– Planejamento de palavra-chave;
– Monitoramento de palavras-chave;
– Combinações de palavras-chave;
– Verificador de backlinks;
– Verificador de páginas;
– Análise de site;
– Monitoramento de alterações nas páginas;
– Plano de marketing. Na Go Up Digital, criamos campanhas personalizadas que conectam sua marca ao público ideal. Descubra como nossa expertise pode levar sua empresa a novos patamares de sucesso. Entre em contato hoje e comece sua jornada rumo ao crescimento!Domine o Mercado!
É mais uma ferramenta que com certeza te ajudará a identificar possíveis estratégias e planos de ação para seu trabalho de SEO.
SEMrush.
O SEMrush com certeza é uma das mais completas ferramentas de mensuração para tráfego orgânico, ela permite o planejamento de palavras-chave, auditoria de backlinks e conteúdo, acompanhamento de rankings dentre outras necessidades.
A vantagem do SEMrush é que é possível acompanhar e identificar se o seu site está “saudável”, permitindo até que você identifique em pesquisas, quais palavras-chave você e seus concorrentes rankeiam, ou não.
O grande diferencial do SEMrush está na ótima adaptação para o nosso mercado, pois traz informações consistentes, abundantes e corretas sobre sua estratégia.
Google Search Console.
Como complemento do Google Analytics, o Google Search Console tem como foco principal a otimização e pesquisa do seu site ou palavra-chave dentre outras informações fornecidas:
– CTR;
– Cliques;
– Média de posições;
– Impressões;
– Links externos;
– Indexação de todas as páginas.
Com essas informações é possível mensurar os dados do site para tomada de ação quando necessário em estratégias futuras.
Ferramenta é o que não falta, não é mesmo?
É claro que essas ferramentas são apenas algumas das inúmeras que existem para mensuração de resultados, porém, com elas já é possível acompanhar seus resultados de maneira segura e completa.
Pronto, agora que você já conhece algumas das principais ferramentas de mensuração e sabe que acompanhamento é tão importante quanto realizar estratégias, que tal começar a usar essas ferramentas para identificar seus resultados?
Por hoje é só, e se você gostou desse conteúdo, pode voltar que faremos mais em breve.
Caso queira dar um “Up” nos resultados digitais da sua empresa entre em contato com a gente que ficaremos felizes em te atender.