O que o setembro amarelo nas empresas nos ensina sobre marketing de posicionamento?
O setembro amarelo se tornou um dos períodos mais importantes para as equipes de marketing das empresas. Porém, a eficiência em associar a marca com a causa nem sempre se reflete nas ações práticas dentro do ambiente de trabalho. Para de fato impactar socialmente o mercado, é fundamental que você conheça o que significa setembro amarelo e o seu impacto no mercado.
A conscientização e ações para prevenção do suicídio são duas ótimas formas de prevenir uma das doenças mais letais do mundo, especialmente entre os jovens de 15 a 29 anos.
Segundo dados oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa morre vítima de suicídio ao redor do mundo.
Dentro do ambiente empresarial, essa realidade é ainda mais preocupante. Estima-se que apenas nos Estados Unidos, o custo gerado pela depressão aos cofres das empresas privadas ultrapasse os U$ 250 bilhões.
Desse gasto, mais da metade é em decorrência da queda de produtividade.
Diante desse desafio para qualquer administração, é necessário enxergar o setembro amarelo nas empresas como muito mais do que um período para modificar a cor da foto de perfil da empresa nas redes sociais ou apoiar alguma causa externa.
O setembro amarelo nas empresas é uma oportunidade de mudar o ambiente de trabalho, recuperando funcionários, protegendo a equipe contra possíveis problemas e caso necessário, oferecendo o devido suporte profissional.
Complementando toda essa estratégia na gestão de recursos humanos, o mês também reserva uma grande oportunidade de atuar com o marketing de posicionamento na internet.
Continue comigo na leitura e conheça mais sobre o assunto em todos os seus aspectos.
O que significa setembro amarelo?
O setembro amarelo é o mês dedicado a prevenção do suicídio. A campanha iniciada em 2015, visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio e evitar a sua ocorrência.
A escolha do mês está relacionada ao dia 10 de setembro, comemoração do dia mundial da prevenção do suicídio.
Durante esse período, diversas ações de instituições públicas e empresas privadas são realizadas. O mais comum é a promoção de debates sobre o tema, sejam por meio de vídeos informativos, posts nas redes sociais ou até mesmo palestras com profissionais do segmento.
Pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional costumam ser iluminados de amarelo.
Outras ações como caminhadas, murais de elogios e disponibilização de linhas para a consulta gratuita com um profissional do segmento também merecem destaque.
A maioria dessas ações, cada uma da sua maneira, possui o mesmo objetivo final: Quebrar o tabu quanto a depressão e problemas psicológicos que levam ao suicídio.
Por isso que ao entender de verdade o que é setembro amarelo, as suas estratégias de gestão vão mudar radicalmente.
Esse não é um mês para simplesmente lembrar de uma doença que mata mais que o câncer e a AIDS no nosso país, mas sim um período para desenvolvermos soluções.
Caso você esteja lendo este artigo e, independente da sua posição profissional ou social, sinta que precisa de ajuda, entre em contato com o Centro de Valorização à vida (CVV). Não sinta-se obrigado a se sentir melhor apenas pela existência dessa data.
O CVV fornece apoio psicológico através de telefone, e-mail e chat 24 horas. Independente do dia ou horário, um voluntário estará disponível para atendê-lo de forma totalmente sigilosa.
O site do CVV é www.cvv.org.br.
O setembro amarelo nas empresas
O ambiente empresarial é um dos mais importantes no setembro amarelo, afinal, grande parte dos sintomas de uma possível doença psicológica podem ser notados no ambiente de trabalho.
Hoje em dia, é comum que as pessoas passem mais tempo com os colegas de escritório do que com a própria família.
Com isso, as empresas privadas devem assumir o papel de zelar pelos seus funcionários, até porque como mostrado na pesquisa realizada nos Estados Unidos, a improdutividade em decorrência de problemas psicológicos gera prejuízos enormes.
Então se for para fazer por fazer qualquer campanha de setembro amarelo nas empresas, não faça. Esse é um momento importante para toda a equipe da empresa e deve ser tratado com o devido cuidado. Antes de tudo é necessário olhar para dentro da empresa e ver aquilo que pode ser modificado ou que necessita de mais atenção.
Queda repentina na produtividade, cansaço físico e mental, introspecção nos momentos de socialização, dificuldade em se expressar e desânimo para as tarefas do dia a dia são sinais de depressão. O setembro amarelo nas empresas deve começar por aí, a identificação de possíveis funcionários que precisam de ajuda.
E essa ajuda é o encaminhamento para um profissional adequado, não ironias com a sua condição ou desmerecimento da doença com frases como “depressão é mimimi”. O seu colega de trabalho precisa de você mais do que nunca nesse momento, e não é apenas um post na rede social que vai mudar a sua condição.
Na Go Up Digital, criamos campanhas personalizadas que conectam sua marca ao público ideal. Descubra como nossa expertise pode levar sua empresa a novos patamares de sucesso. Entre em contato hoje e comece sua jornada rumo ao crescimento!Domine o Mercado!
Depressão no ambiente de trabalho
Ajeitando a casa com as ferramentas dominadas pelo setor de RH, chega o momento de se preocupar com a divulgação das ações da empresa, o marketing de posicionamento na internet.
Ao pesquisar sobre essa pauta, a equipe da Go Up Digital percebeu que um dos termos mais buscados é: o que significa setembro amarelo. Isso mesmo, muitos empreendedores e gestores de marketing se quer conhecem o que significa setembro amarelo.
Esse não é o seu problema, porém é uma oportunidade de informar as pessoas sobre o real significado do setembro amarelo. Além de garantir um ótimo buzz marketing, a sua empresa ainda estará realizando uma ação importante sobre o tema.
A qualidade chave para uma boa campanha no setembro amarelo nas empresas é a empatia. Você precisa se colocar no lugar de quem está lendo ou ouvindo o seu conteúdo, afinal, essa é uma ação que vai mexer diretamente com as emoções das pessoas.
Especialmente aquelas que mais precisam do seu conteúdo.
Entenda os possíveis riscos de qualquer divulgação, pesquise muito antes de qualquer postagem e se necessário consulte psicólogos antes de começar a veicular determinada campanha.
Todas as ferramentas são válidas para a construção de uma ação no setembro amarelo, seja vídeo, imagem, podcast ou texto, o importante é uma realização responsável e que de fato tenha um objetivo nobre.
Não é errado usar o setembro amarelo nas empresas como uma ação de marketing de posicionamento na internet. O que é errado, é utilizar esse período unicamente para reforçar a sua marca sem que nenhuma ação prática seja tomada.
E com o consumidor cada vez mais engajado e informado, ações vazias de setembro amarelo acabam surtindo justamente o efeito oposto, prejudicando a imagem da marca no mercado.
Com um planejamento estratégico bem elaborado, ações internas e externas que de fato tenham impacto na sociedade e a divulgação de todo esse trabalho, você pode ter certeza que o bem feito ao próximo será reciproco ao ganho de autoridade da sua marca.
Saia da conformidade do mercado e faça diferente, faça a diferença.
Afinal, para ter resultados melhores, do ponto de vista de marketing e na valorização da vida humana, fazer o mesmo que o mercado é no mínimo uma decisão medíocre.
Separei alguns conteúdos que podem ser úteis para te dar ideias sobre o setembro amarelo nas empresas, sua importância no marketing de posicionamento na internet e impacto social:
Site oficial setembro amarelo: www.setembroamarelo.com;
Diretrizes para a divulgação da campanha:
Conteúdo informativo da Previva sobre fatores de risco do suicídio: http://previva.com.br/prevencao-do-suicidio/;
Folha informativa sobre o suicídio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde): https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839;
Orientações do ministério da saúde sobre o suicídio: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio;
Você já sabe o que significa setembro amarelo nas empresas e a importância de uma estratégia de marketing de posicionamento na internet superior a divulgações sem propósito. Agora está na hora de fazer a diferença na vida das pessoas. Queremos ver a sua campanha circulando, sinta-se à vontade para compartilha-la conosco nos comentários.
Até a próxima leitura!